PROJETOS SOCIAIS

 

As escolas de samba representam muito mais do que um espetáculo carnavalesco. Muitas agremiações são espaços comunitários, onde seus integrantes exercem sua cidadania. São organizações que, por meio do ensino de tradições culturais, da música, do canto e da dança, proporcionam educação cultural e inclusão social a sucessivas gerações. 

Neste sentido, a escola de samba Acadêmicos do Tucuruvi tem realizado ao longo dos anos vários projetos sociais e culturais, que beneficiam os integrantes da a gremiação e moradores da região. 

Um deles é o Projeto Viva o Leite que, em parceria com a Secretaria de Agricultura

e Abastecimento do Estado de São Paulo, fornece duas vezes por semana alguns litros de leite para cerca de 150 famílias cadastradas. 

Outra ação social é o atendimento psicológico gratuito, que está com inscrições abertas. Mais de 30 pessoas já foram atendidas individualmente, aos sábados na quadra, por uma equipe coordenada pela psicóloga Daniella Marques. 

Anualmente, a Tucuruvi também promove o evento SambAção Social, que oferece atendimentos gratuitos em saúde, qualidade de vida e cidadania aos integrantes da agremiação e à comunidade da região. 

Também realizamos a Páscoa das CriançasDia das Crianças e Natal Solidário. Três datas onde são realizada recreação, brincadeiras, doação de doces, sorteio de brinquedos, para cerca de 300 crianças da comunidade.

Todos os sábados ocorrem a Escolinha de Bateria, onde é ensinado gratuitamente como tocar instrumentos musicais e posteriormente os alunos poderão integrar a bateria da agremiação e inclusive poder desfilar com os demais integrantes.

Os Acadêmicos do Tucuruvi já realizou também por três vezes a campanha que arrecadou itens de higiene pessoal, entre outros donativos, que foram entregues à Associação do Voluntariado do Hospital Mandaqui – ZN de SP, além de doações de roupas, cobertores e alimentos para pessoas carentes nas noites de fria.

Eventualmente a agremiação também realiza campanha de doação de sangue.

Em parceria com a APCD (Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas), a Tucuruvi promoveu, em 2012, o Projeto Odontologia Comunidade, levando 30 crianças com idades entre 3 e 10 anos, acompanhadas de monitores voluntários, até o Expo Center Norte, onde tiveram a oportunidade de assistir uma peça teatral sobre educação em saúde, passar por exame das condições de cárie e evidenciação de placa bacteriana, além de escovação supervisionada e atividades de recreação.

Com o lema de Solidariedade um ato de bondade em ajudar o próximo sem saber a quem!, Durante os dois primeiros anos da Pandemia do Covid-19, o Departamento Social da Acadêmicos do Tucuruvi, lançou a campanha o “Zaca Sem Fome” e realizou mensalmente a arrecadação de alimentos não perecíveis onde foram montados cestas básicas as quais foram doadas para as famílias de integrantes de nossa agremiação, assim como integrantes da comunidade em torno de nosso bairro, os quais estavam em situação de vulnerabilidade.

Também foram confeccionadas máscaras de proteção e distribuído alccol em gel e kits com produtos de higiene.

Para as crianças que ficaram durante este período sem poderem ir a escola e estudarem, criamos o “Aprendendo com o Zaca” . Projeto pedagógico, onde grupos de professores se reuniram para darem aulas de reforço às crianças.

Todos os sábados às 10 horas, com entrada gratuita, acontece na quadra da agremiação aulas de Capoeira para todas as idades, podem participar quem desejar.

Para as crianças que ficaram durante este período sem poderem ir a escola e estudarem, criamos o “Aprendendo com o Zaca” . Projeto pedagógico, onde grupos de professores se reuniram para darem aulas de reforço às crianças.

Para participar dos projetos sociais da Acadêmicos do Tucuruvi, os interessados podem se inscrever através do   WhatsApp (11) 94026-0675 ou enviando mensagem no direct do   Instagram @departsocialtucuruvi .